quinta-feira, novembro 15, 2012

Rolls-Royce no Brasil


Rolls-Royce chega ao Brasil com carro de R$ 2,3 milhões

A Rolls-Royce abriu nesta quinta-feira (18), em São Paulo, sua primeira loja oficial na América Latina. Ainda na fase de "testar" a receptividade do mercado brasileiro, a marca inglesa tem apenas à pronta-entrega o Ghost, por R$ 2,3 milhões. O Phantom, o outro carro da fabricante de Goodwood (mais caro e equipado), chega até o final do ano – mas é possível encomendá-lo, garante Milton Chameh, gerente Comercial da Rolls-Royce no Brasil.

Quarto automóvel mais caro oficialmente à venda no Brasil, atrás somente do Lamborghini Aventador (R$ 2,9 milhões) e das Ferraris FF (R$ 2,8 milhões) e 599 GTB Fiorano (R$ 2,5 milhões); o Ghost já tem dois compradores – a partir do ano que vem a empresa espera comercializar entre 8 e 12 unidades do modelo. "É o máximo que nosso mercado consegue absorver", explica Jaroslav Sussland, diretor de Relações Internacionais da Rolls-Royce.

O Rolls-Royce Ghost é equipado com um motor 6.6 litros V12 biturbo, de 570 cavalos e 79,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de oito marchas.

Customização


Os R$ 2,3 milhões pedidos por cada uma das duas unidades do Ghost, no entanto, podem ser apenas o começo. Segundo a marca, são mais de 40 mil possibilidades de customização dentro do programa Bespoke – cores, revestimentos, opcionais, adornos, frisos e kits improváveis para o Brasil, como equipamento para piquenique e porta-joias –, o que garante que nenhum modelo será exatamente igual ao outro.

"Nesse momento, não é possível estabelecer uma tabela de preços, pois a definição se faz unicamente sobre cada carro já fabricado e montado que chegará ao país", avisa Chameh, que estima que apenas 20% dos clientes optará por algum tipo de customização – aí, o prazo de entrega de uma semana se estende para quatro o seis meses, já que nenhuma personalização pode ser feita no Brasil.

"Cada cliente é tratado individualmente. Um deles, anos atrás, pediu que a Spirit of Ecstasy (estatueta símbolo da marca, cravada na parte frontal do capô) fosse translúcida e iluminada por dentro. Um ano depois, ele recebeu seu veículo. A partir daí, incorporamos essa ideia como um dos itens de personalização", contou o executivo.

A Rolls-Royce conta com a representação do Grupo Via Italia, responsável pelas vendas das marcas Ferrari, Lamborghini e Maserati no país. A loja, de 550 m², fica no número 691 da avenida Cidade Jardim, a cinco minutos da avenida Europa, a meca de carros de alto luxo – mas estrategicamente bem afastada das demais marcas, o que faz parecer que a Rolls-Royce, de fato, não tem concorrentes.