sábado, junho 02, 2012

Justamente quando pensas que todas as ideias foram postas em prática, eis que.....



Justamente quando pensas que todas as ideias foram postas em prática, eis que……….. 








































 
 
 
 
 
 
 

 


Cães voluntários ajudam na recuperação de crianças doentes e deficientes

 
 
 
 Cães voluntários ajudam na recuperação de crianças doentes e deficientes

RAFAEL BALSEMÃO
da Revista da Folha

Um pouco antes das 14h de toda quinta-feira, a gerente de enfermagem Carla Dias, 47, já se prepara para enfrentar uma maratona de perguntas: "Tia, cadê o Joe?" Como todo paulistano que enfrenta diariamente o trânsito pesado da cidade, ele raramente consegue ser pontual. "Está chegando", despista ela.

Maria do Carmo/Folha Imagem
Patrícia tem leucemia e está no GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), onde Joe faz a festa

Carla só relaxa após 40 minutos, quando Joe Spencer Wood Gold entra no hospital do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), na Vila Clementino, com o crachá no pescoço. Golden retriever de quatro anos, Joe é voluntário. Sua missão é arrancar sorrisos de quem está na sala de quimioterapia, etapa sofrida do tratamento contra o câncer. "Ele é limpinho, a gente pode passar a mão", se diverte Rafael Basílio, 12, que tem um tumor ósseo.

A presença de animais é comum em hospitais dos Estados Unidos há décadas. No Brasil, o método ganhou popularidade no final dos anos 1990 e, a cada ano, ganha novos adeptos. É chamado de zooterapia ou terapia assistida por animais, usada em crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Milagre dos animais

A presença de Joe no hospital é uma forma de "olhar para as crianças como elas são, sem o foco na falta de cabelo", nas palavras de Carla. Servicinho moleza para um cão tranqüilo e de pêlo impecável.

Maria do Carmo/Folha Imagem
Fernanda Fernandes, 18, com o cão Mike, 7, durante uma visita à escola Nova Meta

Quem leva Joe ao GRAACC é a funcionária pública Luci Lafusa, 53. O golden deu seu primeiro passo para o voluntariado aos seis meses, em 2004. Suas donas assistiam a um documentário da Animal Planet sobre o milagre dos animais. Luci e a irmã, Ângela Borges, tiveram a certeza de que Joe poderia fazer o mesmo.

Elas não se enganaram. O animal foi levado para uma escola de adestramento, onde ficou um ano, até estar pronto para ser um verdadeiro voluntário. Os primeiros agraciados com a doçura do cão foram os moradores de um asilo. Combinação perfeita. "Os velhinhos gostam muito de atenção, e o Joe adora carinho", conta Luci.

Deu tão certo que a procura pelos serviços do golden só cresceu. Hoje, a agenda dele está lotada. Tem compromissos todos os dias da semana. Para freqüentar o hospital do GRAACC, por exemplo, Joe cumpre uma série de requisitos. Vacinação em dia, claro, é obrigatória. Toma banho toda quinta. Vai ao veterinário uma vez por mês, no mínimo. O pêlo é escovado, religiosamente, a cada manhã com uma solução feita à base de álcool e cravo-da-índia. Os dentes são escovados três vezes por semana. Ainda recebe doses de vitamina. Tudo para ser aprovado pela comissão de controle de infecção hospitalar e não surgir nenhuma suspeita de que o bicho possa levar alguma doença para lá.

Nem sempre foi assim. "Há dez anos, as pessoas tinham muito medo de que o cachorro transmitisse doenças, e havia uma dificuldade em acreditar que o tratamento com os animais pudesse trazer algum benefício", diz o zootecnista Alexandre Rossi, coordenador da organização Cão Cidadão (www.caocidadao.com.br).

Terapia canina

Sexta-feira é o dia de Joe visitar a casa de apoio do GRAACC, onde se hospedam as crianças de fora da capital em tratamento. Após uma semana de muito trabalho, o cão não consegue esconder a estafa. "Ele chega bem cansado. Até cochila", conta Patrícia dos Santos, 14, que tem leucemia e deixou sua casa, em Cubatão (56 km de SP), em outubro do ano passado. "Mas ele acorda rapidinho", emenda ela. Desperto, Joe é só animação. "Todo mundo tira foto com ele. Eu tenho muitas", gaba-se Patrícia.

Joe acorda por volta das 5h. Toma seu café da manhã ao lado das donas. Elas saem para trabalhar e deixam o cão com a beagle Samy e a belga Dara, que, segundo as donas, não têm nenhuma vocação para o voluntariado. "Elas são meio problemáticas. Acho que precisam de terapia", diverte-se Luci.

Maria do Carmo/Folha Imagem
Júlia Reis, 5, que tem síndrome de Down, brinca com Golda; segundo educadores, cães contribuem para que ela melhore a fala

Sem poder contar com a ajuda das "meninas" e diante do aumento da procura por Joe, Luci e Ângela foram atrás de outros ajudantes. Daí, montaram o projeto "Joe, o Amicão, e os Cãopanheiros". A idéia é incentivar outros paulistanos a transformarem seus pets em "terapeutas" (informações pelos tels. 0/xx/11 9517-6159 e 9674-0429). O projeto deu certo. Joe ganhou sete "cãopanheiros".

Em São Paulo, há filas de espera por um cão voluntário. A escola Nova Meta, na Pompéia, onde estudam 30 crianças com deficiência, acaba de receber a ajuda de Golda, 2, e Mike, 7, dois golden retriever. A dupla faz parte do projeto "Cão Terapeuta", da Cão Cidadão, e visita a instituição a cada 15 dias.

Os bichos aguardam a ação das crianças para interagir. "E elas se sentem mais seguras para brincar", conta Márcia Fleury, 43, diretora da escola e neuropsicóloga.

Eles foram treinados para não reagir com agressividade às brincadeiras. Pegue como exemplo o caso de Júlia Carneiro, 12. Ela tem autismo, não fala e interage com o mundo a partir de tapinhas. "A doçura dos cães faz com que ela contenha a força durante os movimentos", explica Márcia.

Júlia Reis, 5, tem síndrome de Down. Segundo os educadores, a presença dos cães contribui para que ela melhore a fala. No começo, a menina nem almoçava. "Só queria comentar em casa que tinha dado comida para o cachorro", empolga-se a pedagoga Selma Roos Reis, 39, mãe de Júlia.

Não pense que os bichinhos fazem só a cabeça da criançada. A Organização Brasileira de Interação Homem-Animal Cão Coração (www.projetocao.org.br) atende a 300 idosos em quatro asilos paulistanos no projeto "Cão do Idoso". O trabalho é feito por 60 cachorros. O sucesso da iniciativa é tamanho que os visitados até capricham no visual quando sabem que terão a companhia dos bichinhos.

Afinal, não é todo dia que a gente recebe um "amigão".

É bacana ter eles por perto

- Aumenta a sociabilidade e o sentimento de auto-estima

- Desenvolve ação calmante e antidepressiva e, por tabela, pode reduzir medicamentos

- Diminui a ansiedade, a pressão sangüínea e cardíaca e o estresse

- Melhora a capacidade motora e o sistema imunológico

Fontes: Carla Dias (GRAACC), Flávia Lopes (Cão Cidadão) e Silvana Prado (Organização Brasileira de Interação Homem-Animal Cão Coração)


 
 

Culimaria e interesse geral // 12 utilidades que você nunca imaginou ser possível com microondas

 

 12 UTILIDADES
QUE VOCÊ NUNCA IMAGINOU SER POSSÍVEL
 EM
 MICROONDAS

 

 

 

Das invenções recentes que vieram pra só facilitar a nossa vida, o microondas é sem dúvida umas das melhores sacadas. Além da rapidez pra aquecer, esquentar, descongelar e até cozinhar pratos inteiros, ele ainda tem a vantagem de ocupar pouco espaço, ser fácil de usar e estar cada vez mais barato.
E o melhor: tem usos que muita gente ainda não conhece e que podem facilitar ainda mais o dia-a-dia de quem não tem muito tempo pra perder. Veja essas dicas!


Limpar esponjas de louça – para desinfetar e desodorizar uma esponja, jogue um pouco de água com vinagre ou suco de limão em cima dela e leve ao micro-ondas por um minuto. Na hora de retirar a esponja, use luvas para evitar queimaduras.





Desinfetar tábua plástica de carne – depois que a tábua estiver bem limpa, esfregue um pedaço de limão sobre ela e leve ao micro por um minuto.




Cozinhar batatas – fure toda a batata com um garfo e leve ao microondas por dois minutos. Depois vire e programe mais dois minutos. Para fazer um purê, aqueça o leite no próprio microondas antes de misturá-lo com as batatas.





Amaciar açúcar mascavo – com o açúcar ainda na embalagem plástica, adicione pingos de água e aqueça em potência média por cerca de dez a 20 minutos.





Descristalizar mel – 
cubra o pote de mel e coloque no microondas na potência média entre 30 segundos e um minuto.





Acelerar fermentação de massas – 15 minutos no micro são capazes de acelerar o processo de fermentação de pães. Coloque a massa em um recipiente grande, cubra com plástico, coloque o recipiente sobre um prato com água e abaixe a potência ao mínimo possível. Aqueça três minutos, deixe descansar outros três, aqueça três minutos novamente e descanse mais seis minutos.




Aquecer kits de primeiros socorros – o microondas também pode ser usado para aquecer pacotes de gel contra dores de cabeça e bolsas de água quente, desde que eles não tenham metais.





Aquecer cosméticos – a cera de depilação e as máscaras faciais, entre outros produtos, podem ser levados ao microondas sem problema.





Assar alho – no forno você gastaria 45 minutos, mas no microondas é possível obter o mesmo resultado em oito. Corte a parte de cima da cabeça para expor os dentes, ponha os alhos em um recipiente com sal e pimenta e regue com azeite. Adicione duas colheres de sopa de água no fundo do recipiente, cubra com plástico e leve para cozinhar em potência média por sete minutos e meio.





Tirar mais suco de frutas cítricas – outra dica super legal. Limas e limões retirados da geladeira podem dar trabalho para soltar o suco. Bastam 20 segundos no microondas para resolver o problema.




Torrar castanhas e coco – 
você gastar apenas 1/4 do tempo que usaria no fogão se tiver microondas em casa . Basta programar cerca de dois a três minutos na potência máxima.





Cozinhar vegetais – não é preciso usar água fervente para cozinhar vegetais no microondas. Basta colocar os legumes em um prato, de preferência uns sobre os outros, cobrir com plástico e cozinhar em alta potência. O tempo varia, por isso é importante ir conferindo a consistência. Cogumelos e espinafre levam 30 segundos, enquanto cenouras, por exemplo, demoram quatro minutos para ficarem prontas.




[Fonte: Terra]
 

--

[ HUMOR ] HOMENS TAMBÉM SÃO ...VERDADEIROS AVIÕES! rrrrrrrrrrr

 
 
 
  
  

 


HOMENS TAMBÉM SÃO ...VERDADEIROS AVIÕES!
 

Pensa que só mulher pode ser comparada a um avião? Não mesmo!!!

HOMENS SÃO OS VERDADEIROS AVIÕES


O Homem, até os 20 anos
:
Avião de Papel.

 



Apenas vôos rápidos, de curto alcance e duração.

 





Dos 20 aos 30
:
Caça Militar.

Sempre a postos, 7 dias por semana. Ataca qualquer objetivo. Capaz de executar várias missões, mesmo quando separadas por curtos intervalos de tempo.

 




Dos 30 aos 40
:
Aeronave Comercial de Vôos Internacionais.



 
Opera em horário regular. Destinos de alto nível. Vôos longos, com raros sobressaltos. A clientela chega com grande expectativa; ao final, sai cansada, mas satisfeita.

 





Dos 40 aos 50
:
Aeronave Comercial de Vôos Regionais.

Mantém horários regulares. Destinos bastante conhecidos e rotineiros.
Os vôos nem sempre saem no horário previsto, o que demanda mudanças e adaptações que irritam a clientela.

 





Dos 50 aos 60
:
Aeronave de Carga.

Preparação intensa e muito trabalho antes da decolagem. Uma vez no ar, manobra lentamente e proporciona menor conforto durante a viagem.
A clientela é composta majoritariamente por malas e bagulhos diversos.

 





Dos 60 aos 70
:
Asa Delta.

Exige excelentes condições externas para alçar vôo. Dá um trabalho enorme para decolar e, depois, evita manobras bruscas para não cair antes da hora.
Após aterrissagem, desmonta e guarda o equipamento.

 




Dos 70 aos 80
:
Planador.

Só voa eventualmente  e com auxílio. Repertório de manobras extremamente limitado. Uma vez no chão, precisa de ajuda até para voltar ao hangar.

 


26 maneiras de melhorar sua saúde



 
 
 

 
 
25 Maneiras de Melhorar sua Saúde


1. Escove seus dentes pelo menos duas vezes ao dia!
 
 
2. Vista-se de acordo com o tempo.
 
 
3. Visite seu dentista regularmente.
 
 
4. Descanse abundantemente.
 
 
5. Verifique se o seu cabelo está seco antes de sair.
 
 
6. Coma direito.
 
 
7. Tome sol lá fora pelo menos um pouco por dia.
 
 
8. Sempre use cinto de segurança.
 
 
9. Controle a quantidade de bebidas alcoólicas que você ingere.
 
 
10. Sorria! Isso fará você se sentir melhor.
 
 
11. Não seja indulgente com você mesmo.
 
 
12. Tome banho regularmente.
 
 
13. Leia para exercitar o cérebro.
 
 
14. Abrace seus amigos.
 
 
15. Fique longe do excesso de cafeína.
 
 
16. Use o banheiro regularmente.
 
 
17. Faça muito exercícios.
 
 
18. Faça uma avaliação de sua visão regularmente.
 
 
19. Coma abundantemente todos os tipos de vegetais.
 
 
20. Acredite que as pessoas gostam de você pelo que você é!
 
 
21. Perdoe e esqueça.
 
 
22. Faça muitas viagens.
 
 
23. Celebre todas as ocasiões especiais.
 
 
24. Tenha um hobby.
 
 
25. Ame seus vizinhos como a você mesmo.
 
Faça todas essas coisas e você será uma pessoa saudável e feliz!

 




__._,_.___
.

__,_._,___

--