FIQUE POR DENTRO>>>5 coisas que você precisa fazer imediatamente depois ligar seu novo roteador

5 coisas que você precisa fazer imediatamente depois ligar seu novo roteador

Em quase todas as casas com acesso a Internet, existe um roteador. Isso talvez ocorra por dois motivos: as facilidades e funcionalidades que um roteador oferece a um baixo custo e a oferta de quase todas as prestadoras de serviço de Internet que, oferecem o aparelho ao cliente que contratar o serviço. Não é difícil encontrar um ponto de acesso em qualquer lugar nas grandes cidades. Até mesmo nos interiores está assim. De forma que, existe alguns passos que precisamos dar imediatamente depois ligarmos o nosso roteador. Esses passos são essenciais para a segurança da nossa rede doméstica ou empresarial.

Embora o roteador seja um componente silencioso, ele é uma parte crítica da infraestrutura da nossa rede. Um roteador mal configurado pode fazer com que sua rede e conexão com a Internet fiquem instáveis e vulneráveis a ataques de usuários mal-intencionados. Assim, sempre que você comprar um novo roteador ou precisar resetar as configurações do mesmo, realize esses passos imediatamente. Quando mais rápido você realizar esses passos, mais rápido você ficará protegido.

Observação: Não iremos entrar em detalhes de como realizar cada processo descrito neste artigo. De fato, os processos são bem simples, você poderá encontrar as opções apresentadas aqui, na parte de configuração do seu roteador. Qualquer dúvida deixe nos comentários.

Atualize o Firmware

atualizar-firmware-roteador

Todo roteador possui um Firmware. O Firmware é um conjunto de instruções de operações e ferramentas que ficam armazenados em um chip dentro do roteador. Embora atualizações de Firmware sejam pouco frequentes, há duas razões pelas quais é importante verificar se existe uma Firmaware mais atual disponível para seu dispositivo. Em primeiro lugar, você não sabe por quanto tempo o roteador que você comprou ficou na prateleira da loja. Nesse tempo, pode ter sido lançada alguma atualização. Em segundo lugar, embora não seja comum, podem surgir novas vulnerabilidades e exploits nos sistemas operacionais a medida que eles são atualizados. Isso existe principalmente no Windows. Outra vantagem de atualizar o Firmware do roteador é que você terá acesso aos recursos mais atuais do roteador.

Altere o login padrão

Quase todos os modelos de roteador, se não todos, possuem um login e senha padrão. Esses padrões não são guardados em segredo. Um simples consulta no Google como por exemplo "senha roteador tp link wr340gd", lhe mostrará o login e senha para acessar esse roteador. Às vezes não é necessário acessar nenhuma página, na própria pesquisa do Google obtemos as informações, veja:

senha-roteador

 

Existem sites que oferecem uma imensa lista com os acessos padrões de vários roteadores. O site Router Passwords é um deles.

router-passwords

 

Essas senhas são muito fáceis, algumas são (login/senha): admin/(em branco), admin/admin, admin/1234 e etc. De forma que, em muitos casos, nem mesmo é necessário um consulta em uma lista, tamanha a facilidade de acesso.

Resumindo: mude o login e senha padrão do seu roteador o mais rápido possível, antes que venha outra pessoa mal-intencionada e faça isso!

Altere o SSID

O SSID do seu roteador pode revelar muita coisa sobre ele mesmo e sobre você. O SSID padrão pode revelar o fabricante e o modelo do seu roteador. Se alguém sabe a marca e o modelo do roteador, pode facilmente fazer uma busca na Internet pelo login padrão e acessar seu roteador, como mostrado acima. Mesmo que você tenha mudado o login padrão, eles podem usar as informações de seu roteador e procurar vulnerabilidades nele.

Altere o SSID padrão para alguma coisa que não lhe identifique de nenhuma maneira. Poderá colocar:

  • Cuidado! Virus (Alguns aparelhos não conseguem se conectar se o seu SSID tiver um acento ou caractere especial)
  • cavalo_de_troia.exe
  • 56kbps
  • R$10,00 a hora

ssid-roteador

Não coloque sua SSID com seu nome.

Defina uma senha segura, com uma criptografia de qualidade

Por anos os fabricantes de roteadores vendem seus aparelhos mal configurados e com login e senha padrão. Isso vem mudando com o passar do tempo, claro, não com todos os fabricantes. Assim, alguns roteadores vêm configurados com senhas aleatórias, que aumentam a segurança de nosso aparelho.

Mas nem todos fazem isso, passando a responsabilidade para você. Você normalmente terá três opções de encriptação: WEP, WPA e WPA2. Escolha sempre a ultima: WPA2, ou se você estiver lendo esse texto num futuro onde já exista outra encriptação melhor, use ela.

senha-encriptacao-roteador

Outro passo importante é a escolha da senha. Esqueça senhas como andre12345, 123tereza, 1998eu e etc. Você poderá usar "eu nasci em mil 1998″ em vez de "1998eu". Procure dificultar o máximo possível suas senhas. Quanto mais difícil, maior segurança.

senha-boa

Olha quanto tempo demora para hackear uma senha!

Desative o acesso remoto

O acesso remoto é muito útil. Mas para 99,9% dos usuários domésticos isso é desnecessário. Desative o acesso remoto ao seu roteador caso ele venha ativado de fábrica, ou se você não faz mais uso dele.

Com essas dicas, em menos de 10 minutos você aumentará a segurança da sua rede doméstica ou empresarial. Não esqueça, realize esses passos sempre que comprar um novo roteador ou quando, por algum motivo, você resetar o mesmo.

Postagens mais visitadas deste blog

Brinquedos pedagógicos reciclados para maternal e berçário

"MONÓLOGO DAS MÃOS" ..... Giuseppe Ghiaroni

Cities After World War III