Pular para o conteúdo principal

[ curiosidade ] Qual animal tem a mordida mais forte?

 


O aligátor do Mississippi, um primo do jacaré encontrado nos pântanos do Mississippi e outros estados do sudeste dos Estados Unidos. Uma bocada dele atinge quase 1000 quilos, o equivalente a colocar uma dentadura afiada numa parte do seu corpo e, em seguida, posicionar sobre ela um outro objeto de 1 tonelada! Para calcular a intensidade da mordida dos animais, um dos métodos é fazer com que o bicho morda um aparelho que registra a potência do ataque. Como os bichos nem sempre mordem com a mesma força, os resultados variam. Aqui, usamos como referência o trabalho de Gregory Erickson e Kent Vliet, da Universidade Estadual da Flórida, e de Brady Barr, do canal National Geographic.

Parente do jacaré tem mordida que faz pressão equivalente ao peso de um carro

ALIGÁTOR DO MISSISSIPPI 
Força da mordida: 965 kg 
Equivale a: Peso de um carro de tamanho médio 
Número de dentes: 74 a 80 
Porte: 4 a 4,5 m e 450 kg

Crânio
Quando amarram sua boca, o aligátor se defende usando o crânio como se fosse um taco, mexendo-o para os lados para bater com força em seu agressor.

Focinho
A proporção entre a largura da cabeça e o comprimento da boca é maior no aligátor do que nas demais espécies aparentadas, como o crocodilo.

Dentes
Com os cerca de 80 dentes, ele não mastiga a comida: engole presas pequenas inteiras e arranca pedaços das maiores, como as tartarugas.

Músculos
Os músculos que fecham a boca (adductor mandibulae externus superficialis, medialis e profundus) são fortes, mas o que abre é fraco – com uma fita adesiva dá para amarrá-la.

Boca
A abertura da boca, que pode ser superior a 75º, permite que ele abocanhe de uma vez animais de grande porte, como bezerros e veados.


 
Os jacarés americanos conseguem perfurar o casco de tartarugas, uma de suas presas favoritas. Como não usam os braços para agarrar suas vítimas, a mordida tem que ser certeira.



HIENA
Força da mordida: 455 kg 
Equivale a: Peso de um cavalo 
Número de dentes: 36 
Porte: 1 m e 30 kg
A mordida das hienas é tão forte que elas são capazes de esmagar os ossos de suas vítimas – essa é uma característica importante, já que o animal se alimenta preferencialmente da carcaça de bichos mortos, como búfalos e zebras. O sistema digestivo delas está adaptado à ingestão de ossos e outras partes duras dos cadáveres.

 
 


LEÃO
Força da mordida: 430 kg 
Equivale a: Peso de um cavalo 
Número de dentes: 30 
Porte: 2 m e 230 kg
O rei dos animais ingere de 5 a 7 quilos de carne por dia. Sua mordida sufoca gnus, zebras e antílopes, segurando-os com força até que eles parem de respirar. O leão tem caninos longos (chegam a 6 centímetros) e pontiagudos, e os dentes de trás trabalham como uma tesoura, cortando a carne em pedaços.

 
 


TUBARÃO-BRANCO
Força da mordida: 270 kg 
Equivale a: Peso de um piano de cauda 
Número de dentes: Cerca de 300 
Porte: 6 m e 2250 kg
Os dentes desta fera do mar são triangulares e serrilhados. Além da fileira principal, eles têm mais duas ou três por trás. Depois de abocanhar sua presa, ele mexe freneticamente a cabeça de um lado para outro, tornando a mordida ainda mais letal. Em cada mordida, o tubarão pode engolir de uma vez até 14 quilos de carne.

 
 


ONÇA-PINTADA
Força da mordida: 270 kg 
Equivale a: Peso de um piano de cauda 
Número de dentes: 30 
Porte: 1,2 m e 115 kg
Os caninos em constante crescimento e a pressão da mordida fazem deste felino um excelente predador de vítimas como antas e capivaras. Sua mordida é tão forte que chega a perfurar tartarugas e jacarés. Outra arma importante são os dentes carnassiais, que ficam no fundo da boca e são muito eficientes para rasgar a carne do almoço.

 
 
 


PIT BULL
Força da mordida: 200 kg 
Equivale a: 4 sacos de cimento 
Número de dentes: 42 
Porte: 45 cm de altura e 20 kg
A potência de sua mordida, equivalente à de raças como o rottweiler, é explicada pela forte musculatura que envolve a mandíbula, a parte de baixo da boca. Além disso, sua bocarra abre de uma orelha à outra, permitindo um perfeito encaixe dos dentes – com isso, o pit bull morde e não solta a presa.

 
 
 


HOMEM
Força da mordida: 55 kg 
Equivale a: 1 saco de cimento 
Número de dentes: 32 
Porte: 1,70 m e 70 kg
O homem não tem uma das mordidas mais fortes do reino animal, embora ela também possa rasgar um naco de carne. Ele só está entrando nesta galeria para termos uma idéia do estrago que a mordida dos demais animais faz. Ao contrário da mordida de bichos domésticos, que têm forma de V, a humana é circular.



 

Postagens mais visitadas deste blog

"MONÓLOGO DAS MÃOS" ..... Giuseppe Ghiaroni

"Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina."
de Cora Coralina

"MONÓLOGO DAS MÃOS" 

Giuseppe Ghiaroni 

Para que servem as mãos? 
 As mãos servem para pedir, prometer, chamar, conceder, ameaçar, suplicar, exigir, acariciar, recusar, interrogar, admirar, confessar, calcular, comandar, injuriar, incitar, teimar, encorajar, acusar, condenar, absolver, perdoar, desprezar, desafiar, aplaudir, reger, benzer, humilhar, reconciliar, exaltar, construir, trabalhar, escrever...... 

As mãos de Maria Antonieta, ao receber o beijo de Mirabeau, salvou o trono da França e apagou a auréola do famoso revolucionário; Múcio Cévola queimou a mão que, por engano não matou Porcena; foi com as mãos que Jesus amparou Madalena; com as mãos David agitou a funda que matou Golias; as mãos dos Césares romanos decidiam a sorte dos gladiadores vencidos na arena; Pilatos lavou as mãos para limpar a consciência; os anti-semitas marcavam a porta dos jude…

Brinquedos pedagógicos reciclados para maternal e berçário

Link direto:
http://www.pragentemiuda.org/2015/07/brinquedos-pedagogicos-reciclados-para-bercario.html
Brinquedos pedagógicos reciclados para berçárioVou postar mais algumas dicas para trabalhar com reciclagem de materiais, esta para os professores de maternal e berçário. Esta dica é para fazer seus próprios brinquedos pedagógicos, usando material que você tem em casa. A sugestão aqui proposta tem o objetivo de fortalecer mãos e pulsos, explorar os níveis de habilidades motoras finas e grossas, a concentração, curiosidade de causa e efeito, entre outros benefícios. Dica daqui.
Eu amei esta dica acima, feita com latinha de leite e palitos de picolé pintados. Pra fazer basta encapara a latinha com papel. Depois corte fendas na tampa, para encaixar os palitos. Pinte os palitos com tintas coloridas. A ideia do brinquedo é que o bebê retire e empurre as fitas observando suas habilidades.
Vamos ver outras sugestões? Todas usando latinhas de leite em ninho, toddy, nesca…

Projeto Revisoras Traduções- A Noite do Fantasma